A pandemia do coronavírus causou muitos desafios para o ano. No Grupo Alento, grupo que detém as marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar, durante todo o período, a franqueadora mantivemos o diálogo aberto com os franqueados das marcas e seguimos com um plano de mobilização para as lojas, envolvendo uma série de ações integradas para oferecer suporte e comunicar que estávamos investindo no delivery. Em paralelo a esse cenário, o Grupo já tinha um plano de desenvolvimento de novas marcas para atuação no delivery, em formato de cloud kitchens. Na convenção anual, que aconteceu em fevereiro, semanas antes da pandemia, um dia inteiro de palestras foi totalmente dedicado ao delivery. Esse conteúdo acabou sendo um bom preparatório para tudo que viria a acontecer.
O plano de lançar as cloud kitchens surgiu em 2019 e estava idealizado para o segundo semestre de 2020. Com o início da pandemia o planejamento foi acelerado. Com a união entre as áreas de delivery, marketing, operações e toda a diretoria, foram desenvolvidas 8 novas marcas de restaurantes digitais, para operar apenas nas plataformas de delivery. As marcas criadas, sob o grupo CKBrazil, são Papah!, marca de marmitas caseiras, Dona Poli, culinária afetiva, Godofredo e Maestria, hamburguerias, Seu Risotto, restaurante especializado em risotos, MassaTerapia, especializado em massas com ingredientes frescos, Z de Pizza, pizzas com massa artesanal e borda crocante de queijo e Seu Loriva, marca de açaí. Todas as marcas foram criadas do zero pelo time do Grupo Alento, com conceito e características marcantes, alinhadas ao novo normal. Com mais de 6 mil clientes por mês, o grupo tem metas ambiciosas para as marcas. Para desenvolver todas as receitas, desenvolvimento dos pratos e desenvolver a equipe, o Chef Dudu Mesquita entrou para o projeto. O chef criou todos os pratos, desenvolveu fornecedores, ensinou novas técnicas de preparo e toda a lista de ingredientes.
A primeira CKBrazil foi lançada em maio e hoje já conta com 4 operações no Rio de Janeiro, nas regiões da Barra da Tijuca e Zona Norte. Novas operações estão em montagem e o plano é fechar o ano com até 10 unidades. Mas esse número pode crescer. Parceiro da Kitchen Central, empresa de coworkings de cozinhas industriais que se instalou recentemente no país, a CKBrazil pretende expandir para São Paulo, Recife e Belo Horizonte em breve. As cloud kitchens estão se confirmando como bons investimentos. O investimento inicial é menor pois não há custo em infraestrutura de salão e decoração, como em um restaurante convencional. O ponto comercial não tem a necessidade de ter grande visibilidade. Fachada, uniformes e outros itens são mais simples, e por isso de menor custo. A parte maior do investimento é realmente na cozinha, equipamentos e utensílios. Também a sinergia entre os cardápios confere boa produtividade para a equipe, que trabalha com os mesmos insumos em várias restaurantes, e também o estoque fica otimizado.
O investimento em uma cloud kitchen da CKBrazil é a partir de R$200 mil, e pode ser menor quando instalada em uma cozinha já montada. Através da CKBrazil, o investidor pode iniciar a operação em 50 dias e começar com até 8 restaurantes digitais, integrados ao iFood, com todas os benefícios do Grupo Alento, inclusive taxas diferenciadas junto ao iFood, e suporte da franqueadora, dentre eles o treinamento inicial com o Chef Dudu Mesquita, acesso a manuais de receitas, fornecedores homologados e parcerias exclusivas com marcas mundiais como Unilever, Coca-Cola Brasil e Ambev.