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Programa de Capacitação Gerencial do Grupo Alento

Por 27 de agosto de 2019 Sem comentários

Nos dias 20 e 22 de agosto, demos continuidade ao nosso Programa Talentos 2019, dessa vez focando em capacitação gerencial e reunindo os gerentes de nossas lojas para a apresentação de temas como: gestão operacional, gestão de qualidade, gestão de vendas, gestão financeira, gestão de estoque e gestão de pessoas. Pensando em uma melhor absorção deste conteúdo, dividimos o treinamento em três dias. O primeiro dia foi exclusivo para os gerentes do Vizinhando, com informações específicas sobre a marca; o segundo dia foi exclusivo para os gerentes do Billy the Grill, e o terceiro dia será voltado para as duas marcas, com conteúdos mais gerais.

No primeiro dia, Luiz Felipe Costa deu as boas-vindas aos gerentes e agradeceu a presença de todos. Daniel Lazary, Gerente de Operações, elucidou as vantagens e os desafios de fazer parte de uma rede de franquias: “Quando se trabalha em uma franquia, surge a necessidade de pensar em rede, e não de forma individual”. O ideal, então, é que as práticas estejam alinhadas com o grupo, dessa forma todos tendem a crescer: a franqueadora, os franqueados e seus colaboradores. Essa parceria gera mais capacidade de reagir ao mercado, desenvolver produtos e inovações, além de promover mais eficiência na gestão, pois todos podem compartilhar resultados e aprimorar mais rápido as funções.

Daniel ainda falou sobre a história, missão, visão e valores da marca, que devem estar ‘na ponta da língua’ de cada funcionário, desde os mais recentes até os que já estão há bastante tempo. Questões mais práticas e rotineiras, como o livro de receitas e os manuais da extranet também foram discutidos durante a apresentação. Como gerentes, estes funcionários são responsáveis pela organização da loja e devem utilizar todas as ferramentas que são disponibilizadas para eles, como os documentos de controle diário de consumo, controle de desperdício de insumos, planilhas de produção e contagem de estoque. Tudo para uma gestão mais organizada.

Thamires Rangel, nutricionista da rede, falou sobre qualidade e segurança alimentar. No segmento de alimentação, essa deve ser a maior preocupação dos funcionários. Afinal, o menor erro pode destruir a reputação de uma marca e dar um fim a carreira dos responsáveis. Estes responsáveis devem estar capacitados para lidar com os seguintes assuntos: as boas práticas de manipulação de alimentos; doenças transmitidas por alimentos; higiene e saúde dos funcionários; qualidade da água e controle integrado das pragas; qualidade sanitária na manipulação de alimentos e procedimentos operacionais padronizados para higienização das instalações e equipamentos. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade e o descarte correto de resíduos também são temas que devem fazer parte de suas rotinas. Thamires falou também sobre a importância de manter os documentos atualizados, a fim de evitar qualquer tipo de problema com a fiscalização.

Guilherme Oliveira, Diretor de Arte, falou sobre branding, ou seja, sobre reconhecimento de marca. Desde que a marca passou por um rebranding e redefiniu o seu posicionamento, o objetivo era atrair clientes mais festivos, que procuravam um lugar para curtir com a família, amigos e vizinhos do bairro. Ele falou sobre empresas que são top of mind, como Coca-Cola e Nike, e definiu o objetivo do Vizinhando: construir o valor de marca e virar referência em sua área. Lívia Cravo, Gerente de Marketing, falou sobre a criação de ‘personas’, ou seja, os exemplos de clientes do Vizinhando, e de como atraí-los para a loja. Ela reforçou a missão, visão e valores da marca, apresentou os materiais publicitários, como os banners e displays, e reforçou a importância de utilizá-los de maneira correta, promovendo produtos e preços promocionais. João Ribeiro, Coordenador de Marketing, falou sobre delivery, a importância de fidelizar o cliente e mostrou exemplos de como os funcionários devem responder as avaliações adequadamente.

No dia exclusivo aos gerentes do Billy The Grill, Alberto Santana, Gerente de Operações, falou sobre o retrofit realizado nas lojas e sobre o objetivo da marca, que é consolidar-se como a casa do churrasco na pedra. Além do projeto arquitetônico, ele chamou a atenção para outras mudanças realizadas com o retrofit, como: o treinamento de funcionários, os novos uniformes, os produtos logomarcados, novos pratos – como o prato de churrasco misto e a pedra de bife ancho – e os novos parceiros de delivery: Rappi e futuramente a Uber Eats. Alberto alertou os gerentes a fiscalizarem os produtos e a apresentação dos pratos, buscando sempre entregar o melhor serviço para o cliente. Pedras quebradas e produtos não-homologados podem agir como anti-marketing, prejudicando a marca como um todo: “O nosso maior comprometimento deve ser com o cliente, que está confiando na marca para ter uma boa experiência”. Tema da apresentação, a gestão de lucratividade foi um ponto importante. Como o trabalho de diferenciação de marca segue em prática, o objetivo agora é trabalhar a lucratividade em ações como: a criação de um comitê de novos produtos e a diminuição do porcionamento de batata frita e arroz a piamontese. O gerente de operações enfatizou a responsabilidade de um gerente e apresentou as rotinas gerenciais e seus prazos.

Thamires reforçou a importância da segurança alimentar e a qualidade. Guilherme Oliveira falou sobre branding, desta vez para os gerentes do Billy The Grill, e Lívia Cravo apresentou dados sobre as redes sociais, falou sobre a criação de banners e sobre a reputação da marca. Para finalizar, falou sobre delivery, as novas parcerias e o novo modelo que será implantado na rede: as dark kitchens, que são cozinhas independentes promovidas pela Rappi e que fazem parte do sistema de delivery. O terceiro e último dia de treinamento será realizado na próxima quinta-feira, 29, e contará com a participação de Henrique Costa, Diretor Financeiro do grupo, Theofilo, Gerente de T.I, e Giselle Marques, Gerente de Gente e Gestão.