Sem categoria

Primeira Missão de Internacionalização de Franqueadoras Brasileiras em Portugal

Por 19 de novembro de 2019 Sem comentários

Na última semana, nosso CEO, Luiz Felipe Costa, participou da Primeira Missão de Internacionalização de Franqueadoras Brasileiras para o Mercado Europeu com organização da ABF Franchising, APF Portugal, APEX BRASIL, CCILB (Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira), AEP (Associação Empresarial de Portugal) e a MINT2BE (Empresa de consultoria em Portugal).

Foram dias de muito aprendizado e visitas técnicas à empresas que são referência em Portugal. O evento começou no dia 11, no escritório Abreu Advogados, em Lisboa. Cristina Matos, CEO da Associação Portuguesa de Franchising, falou sobre a atual situação econômica do país e do franchising português. José Schwartz, presidente da Schwartz Consultora, foi o mediador de um debate sobre questões burocráticas — porém essenciais — para quem deseja empreender em território europeu: criação de empresas e legislação; proteção e registro de marcas; financiamento e abertura de conta e a questão contábil.  André Friedheim, Presidente da ABF, deu instruções de como criar uma rede de franchising na Europa. À tarde, houve um debate sobre Estratégia de Marketing e Comunicação, e participaram deste bate-papo os CEOs das empresas Fastdenize, Plugmore e a startup Digitores. Outro bate-papo em seguida, dessa vez sobre mercado imobiliário e obras. Participaram sócios, franqueados e administradores do Gabinete de Arquitetura EP Global, Ceetrus, Grupo Remax e Grupo Portugália. Às 16h, o bate-papo foi sobre a visão dos franqueados e franqueadores, e participaram presidentes e franqueados das empresas Pizzaria Luzzo, Loja do Condomínio, McDonald’s e Personal 20.

No dia 12, saímos do hotel rumo às visitas técnicas. Começamos no Grupo Sierra SONAE, maior grupo empreendedor de shopping center do continente. Em seguida, fomos para a Regus, empresa fornecedora mundial de soluções de espaço de trabalho flexíveis. Eles iniciaram o processo de expansão em franchising em Portugal este ano. Na parte da tarde, conhecemos a empresa Remax, maior rede imobiliária do país. Fomos para a MAXFINANCE, especializada em soluções financeiras; seguimos para a MELOM, empresa de manutenção de imóveis. Conhecemos a Rangel Logística e finalizamos o dia na Baixa de Lisboa, centro histórico e comercial da cidade.

Dia 13, participamos de um encontro empresarial Brasil-Lisboa na STARTUPBUSINESS, incubadora e aceleradora de empresas que desejam aderir ao franchising. Fomos apresentados ao projeto, fizemos reuniões e conhecemos os restaurantes Dell’s e Mealhada. No dia 14, seguimos para a cidade de Braga e fomos apresentados ao Invest Braga, projeto de desenvolvimento de empreendedorismo na cidade. Descobrimos que quase metade da população tem menos de 30 anos, é uma cidade muito jovem e à procura de talentos. Retornamos para Porto, almoçamos no MarShopping e seguimos para a sede do Grupo NBRAND, detentor das marcas House Shine, líder em franchising de limpezas domésticas; UNU, rede imobiliária; Branquia, rede de franchising de limpeza comercial; URBAN Obras, principal rede nacional de obras; Guard Clean, franchising de técnicos de limpezas; ALLCAN, empresa que prepara coachs; MyriadClinic, clínica especializada em medicina estética sem cirurgias; Restaurante 4 Royal, que possui um conceito inovador; Mesquita Assets Management, empresa dedicada a gerir ativos financeiros, e We are Innov, agência de comunicação e marketing.

Após a visita, conhecemos o Norteshopping e as operações de franquias brasileiras: Chilli Beans, O Boticário, Quem Disse Berenice e Melissa. Finalizamos o dia na rua Santa Catarina, a área comercial da Baixa do Porto. No último dia da Missão, fomos conhecer a AEP, localizada na cidade Leça da Palmeira. Recebemos o apoio do presidente da Câmara de Matosinhos, município de Portugal. Em seguida, vimos palestras sobre as diferenças de questões Tributárias em Portugal e no Brasil, do Dr. Miguel Carvalho; Captação de recursos dos fundos europeus, de Hugo Machado, e sobre as facilidades e dificuldades encontradas em implantar uma marca de franquia em Portugal. Após o almoço, mais um encontro empresarial Brasil-Portugal para a conta! Participamos de reuniões e mesas redondas.

Além de todo o aprendizado, foi uma oportunidade incrível para realizar networking entre franqueadores e fornecedores do sistema de franchising. Quer saber mais sobre o mercado português? Comenta aqui! Será um prazer responder às perguntas!