Grupo Alento participa da Expo Franchising ABF Rio 2021

Lívia Cravo • out. 15, 2021

Aguardamos você na Expo Franchising 2021

Aqui no Grupo Alento estamos em contagem regressiva para a Expo Franchising ABF Rio 2021. O evento, que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de novembro no Centro de Convenções Sulamérica no Rio de Janeiro, é o primeiro evento presencial de franchising desde o início do lockdown em março de 2020. Estamos ansiosos para atender ao público do evento, apresentar as novidades das franquias Billy The Grill e Vizinhando, nossas marcas expositoras. O evento está sendo organizado pela ABF - Rio. O desenho acima é nosso projeto de estande desenvolvido por Eduardo Brovine, arquiteto e colaborador do Grupo.

Desde o início da pandemia, aqui no Grupo nos reinventamos. Acreditamos que todo o atendimento aos franqueados e o plano de ação das marcas para enfrentamento da Covid-19 fortaleceram ainda mais nossas marcas e nossa relação com franqueados e toda a cadeia de parceiros e fornecedores. Detalhamos todo o plano neste artigo aqui. Mas mais do que isso, nosso time foi extremamente ativo e determinado a fazer nossas marcas passar por essa tormenta sem muitos problemas. Não fechamos nenhuma loja na pandemia e isso com certeza é motivo de orgulho para todo o time. Pelo contrário, inauguramos novas lojas do Billy The Grill e Vizinhando, lançamos uma nova rede, a CKBrazil, marca de cloud kitchens já com 7 operações e, mais recentemente, trouxemos para o Grupo o Azzurra - Cucina Italiana, restaurante italiano que vai passar por uma transformação. O Billy The Grill conquistou este mês o Selo Franquia 5 Estrelas da PEGN. Temos muitos motivos para comemorar.

Com todas essas conquistas, chegamos à Expo Franchising 2021 ainda mais fortes, com modelos de negócio mais ajustados a essa nova realidade e, claro, com excelentes oportunidades. Entre as novidades, temos os modelos de dark kitchen, com operações dedicadas ao delivery. Aliás, este mercado evoluiu 155% em 2020 e continuará em evolução nos próximos anos. O modelo híbrido, restaurante físico + delivery, continua com excelentes oportunidades em pontos comerciais em shoppings e em rua. O mercado de imóveis comerciais está aquecido e disposto a realizar negociações e beneficiar os empreendedores. Ainda há ofertas de bons pontos em grandes shoppings e locais de excelente circulação e temos algumas dessas ofertas na Expo Franchising para apresentar ao público.

Sobre o plano de expansão para o Billy The Grill e Vizinhando, temos buscado empreendedores especialmente para a região Sudeste, com foco nas capitais e cidades de médio e grande porte para o modelo de restaurante físico. Ainda há oportunidades para a cidade do Rio de Janeiro já mapeadas e cidades do interior. Outras capitais em outas regiões estão no plano também. Mas há oportunidades para cidades de pequeno porte com o modelo dark kitchen, inclusive em cozinhas compartilhadas. Essa é uma grande aposta do mercado de food service no geral. Para quem não quer perder tempo e garantir um ponto para o Billy The Grill e Vizinhando, é importante já fazer contato com o time de Expansão e agendar uma reunião através aqui do site, ou através do site da marca de preferência. O e-mail de contato da área é expansao@grupoalento.com.br. A responsável pela área é Regina Leiras.

A Expo Franchising 2021 terá mais de 300 marcas expositoras e os visitantes podem vir tranquilos para o evento. A organização preparou uma série de protocolos de segurança. Entre eles, está o uso obrigatório de máscara, além da apresentação do cartão de vacinação. Além de disponibilizar totens de álcool em gel nas áreas do evento, o volume de pessoas atendendo nos estandes é menor este ano, e haverá controle do número geral de pessoas no evento. Todos os expositores também precisam apresentar previamente o cartão de vacinação, comprovando a imunização completa. A programação de palestras está bem completa e com certeza vai ajudar os interessados a embarcar no mundo das franquias a conhecer grandes marcas, excelentes oportunidades e descobrir o melhor investimento para o seu perfil. 

O estande do Grupo Alento (Billy The Grill + Vizinhando) estará na Rua A, estande 5B. Programem-se para este evento incrível, com a oportunidade de reunir com nosso time especialista presencialmente e tirar todas as suas dúvidas sobre nossas opções de investimento. Fizemos um artigo recentemente no nosso Blog Franquia de Valor com dicas para este evento e para que você entenda o porquê deve participar deste evento. Acesse este conteúdo aqui. Confira as informações sobre o evento abaixo e o link para compra de de ingressos:

Expo Franchising ABF Rio 2021
Centro de Convenções Sulamérica
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ, 20260-010
Datas: 11, 12 e 13 de novembro
Horário do evento: Das 11h às 20h
Ingressos a venda aqui: https://lnkd.in/eAs6VX_f
Obs.: De acordo com o Decreto Rio nº 49335: - É obrigatório que os participantes apresentem comprovante de vacinação (certificado de vacina ou cartão de vacinação) contra a COVID-19.

Por Livia Cravo 15 jan., 2021
A partir de hoje, a Botecagem de Raiz vai animar um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, com a nova unidade do Vizinhando + Mané Vila Isabel . A estrutura do novo espaço tem 270m² e será compartilhada com o Boteco Mané . No restaurante, a divisão visual está bem clara. No projeto do arquiteto Thiago Reis , dois espaços distintos incríveis, cada um com elementos característicos de cada marca, disputam a atenção dos clientes. No entanto, é um bar único, com atendimento e cardápio únicos. O bar também terá uma loja conceito com venda de camisetas estilizadas, canecas, copos personalizados e outros itens com DNA bem carioca de ambas as marcas. Buscamos o melhor das duas casas para oferecer aos clientes a melhor experiência possível. No Vizinhando, os clássicos espetinhos estão garantidos, além de diversas opções de entradas, burgers, pratos, generosas chapas para compartilhar e sobremesas deliciosas para fechar. Um dos destaques da seleção de burgers é o “Consagrado” – 200g de hambúrguer de costela, bacon, queijo muçarela, cebola caramelizada e molho VZ especial no pão de brioche, acompanhado com fritas. Entre os drinks, o clássico da casa "Só do VZ", coquetel refrescante com frutas vermelhas e espumante vai dar uma brecha no calor do Rio de Janeiro em grande estilo. No Mané, a "Parmegiana Aperitivo", em versões de alcatra ou berinjela empanados em farelo de pão, com pomodoro pelati e queijo gratinado na mesa do cliente é o petisco campeão da casa. As cervejas do Mané também prometem refrescar nas versões Pilsen ou Hop Lager. O Vizinhando, foi lançado em 2014 e, desde então, ganhou os cariocas com a cultura bairrista e ambiente alto astral, ideal para encontros entre amigos e família. O Mané, lançado em 2019, também tem no DNA a cultura do carioca. Ambos são amantes da boemia e, por isso, decidiram juntar literalmente as mesas em uma esquina incrível de Vila Isabel, pertinho do Maracanã, em frente a mesa do saudoso Noel Rosa, o poeta da vila. Os clientes têm mais uma opção de um bar em dose dupla, com uma super seleção de pratos. Aproveitem! Vizinhando + Mané Vila Isabel Endereço: Rua Boulevard 28 de Setembro, 20 E22 - Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ Horário de funcionamento: Em janeiro, durante os dias da semana, de 17h às 1h20. Aos finais de semana, de 11h às 1h20. A partir de fevereiro, todos os dias de 11h às 1h20. https://www.instagram.com/vz.vilaisabel/ https://www.instagram.com/mane.rio/ https://www.facebook.com/vzvilaisabel
Por Livia Cravo 29 out., 2020
Buscando sempre inovar e atrair novos clientes para as nossas marcas, lançamos este mês produtos à base de proteína vegetal. Em parceria com a Unilever e com a The Vegetarian Burcher, uma marca holendesa criada em 2010, as marcas Billy The Grill, Vizinhando, Maestria e Dona Poli agora possuem pratos vegetarianos, com proteínas plant-based. No mercado de franquias, as marcas precisam buscar inovação e renovação todo o tempo, com a preocupação de se adaptar ao novo consumidor. Não pretendemos mudar o posicionamento das marcas do Grupo. O Billy The Grill continua sendo a Casa do Churrasco na Pedra. Mas oferecer produtos vegetarianos é uma forma de atendermos ao consumidor da praça de alimentação que tem poucas opções nessa categoria, além de contribuir para os flexitarianos, grupo de pessoas que está preocupado em reduzir o consumo de carne, substituindo-a por outras opções, porém saudáveis e nutritivas. Marcas fortes, que inovam e se reiventam, saem na frente. Estamos muito felizes por estar em um seleto grupo de grandes marcas que abraçou o projeto da Unilever e deseja seguir servindo bons produtos, comida boa e excelentes experiências. As grandes parcerias do franchising contribuem para essa renovação. Assista ao vídeo completo da campanha clicando aqui . Aqui no Grupo Alento não paramos de inovar e investir para que as marcas continuem crescendo e evoluindo.
Por Livia Cravo 20 out., 2020
A pandemia do coronavírus causou muitos desafios para o ano. No Grupo Alento, grupo que detém as marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar, durante todo o período, a franqueadora mantivemos o diálogo aberto com os franqueados das marcas e seguimos com um plano de mobilização para as lojas, envolvendo uma série de ações integradas para oferecer suporte e comunicar que estávamos investindo no delivery. Em paralelo a esse cenário, o Grupo já tinha um plano de desenvolvimento de novas marcas para atuação no delivery, em formato de cloud kitchens. Na convenção anual, que aconteceu em fevereiro, semanas antes da pandemia, um dia inteiro de palestras foi totalmente dedicado ao delivery. Esse conteúdo acabou sendo um bom preparatório para tudo que viria a acontecer. O plano de lançar as cloud kitchens surgiu em 2019 e estava idealizado para o segundo semestre de 2020. Com o início da pandemia o planejamento foi acelerado. Com a união entre as áreas de delivery, marketing, operações e toda a diretoria, foram desenvolvidas 8 novas marcas de restaurantes digitais, para operar apenas nas plataformas de delivery. As marcas criadas, sob o grupo CKBrazil, são Papah!, marca de marmitas caseiras, Dona Poli, culinária afetiva, Godofredo e Maestria, hamburguerias, Seu Risotto, restaurante especializado em risotos, MassaTerapia, especializado em massas com ingredientes frescos, Z de Pizza, pizzas com massa artesanal e borda crocante de queijo e Seu Loriva, marca de açaí. Todas as marcas foram criadas do zero pelo time do Grupo Alento, com conceito e características marcantes, alinhadas ao novo normal. Com mais de 6 mil clientes por mês, o grupo tem metas ambiciosas para as marcas. Para desenvolver todas as receitas, desenvolvimento dos pratos e desenvolver a equipe, o Chef Dudu Mesquita entrou para o projeto. O chef criou todos os pratos, desenvolveu fornecedores, ensinou novas técnicas de preparo e toda a lista de ingredientes. A primeira CKBrazil foi lançada em maio e hoje já conta com 4 operações no Rio de Janeiro, nas regiões da Barra da Tijuca e Zona Norte. Novas operações estão em montagem e o plano é fechar o ano com até 10 unidades. Mas esse número pode crescer. Parceiro da Kitchen Central, empresa de coworkings de cozinhas industriais que se instalou recentemente no país, a CKBrazil pretende expandir para São Paulo, Recife e Belo Horizonte em breve. As cloud kitchens estão se confirmando como bons investimentos. O investimento inicial é menor pois não há custo em infraestrutura de salão e decoração, como em um restaurante convencional. O ponto comercial não tem a necessidade de ter grande visibilidade. Fachada, uniformes e outros itens são mais simples, e por isso de menor custo. A parte maior do investimento é realmente na cozinha, equipamentos e utensílios. Também a sinergia entre os cardápios confere boa produtividade para a equipe, que trabalha com os mesmos insumos em várias restaurantes, e também o estoque fica otimizado. O investimento em uma cloud kitchen da CKBrazil é a partir de R$200 mil, e pode ser menor quando instalada em uma cozinha já montada. Através da CKBrazil, o investidor pode iniciar a operação em 50 dias e começar com até 8 restaurantes digitais, integrados ao iFood, com todas os benefícios do Grupo Alento, inclusive taxas diferenciadas junto ao iFood, e suporte da franqueadora, dentre eles o treinamento inicial com o Chef Dudu Mesquita, acesso a manuais de receitas, fornecedores homologados e parcerias exclusivas com marcas mundiais como Unilever, Coca-Cola Brasil e Ambev.
Por Livia Cravo 13 out., 2020
Saímos no Valor Econômico na edição de 08 de outubro. Nosso CEO Luiz Felipe Costa concedeu uma entrevista sobre os planos para este ano no Grupo Alento, incluindo a abertura de novas unidades. Apesar do cenário desafiador, inauguramos a CKBrazil e planejamos mais 15 lojas até o final de 2020, entre Billy The Grill, CKB e Vizinhando. Ele falou também sobre o crescimento do delivery nas lojas da rede e comparou o faturamento do ano passado com o deste ano no mesmo período. Em setembro, as vendas do Billy The Grill representaram 92% do faturamento registrado em 2019. No Vizinhando, percentual chegou a 87%. Os bons resultados demonstram a força do trabalho em equipe e a resiliência do franchising em meio à crise causada pela COVID-19. Confira a matéria completa: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/10/08/redes-aproveitam-desconto-em-aluguel-para-abrir-lojas.ghtml.
Por Livia Cravo 05 out., 2020
Com o objetivo de divulgar o seu novo projeto, a Cloud Kitchen Brazil, e contar todos os detalhes desse novo modelo de negócio, o Grupo Alento está promovendo uma série de lives em seu canal no YouTube. Na última quinta-feira de setembro, 24, Lívia Cravo, Head de Marketing, Luiz Henrique, Diretor Financeiro Luiz Sérgio, Diretor de Operações, Luiz Felipe, CEO e Mariane Dib, Head de Delivery, contaram sobre como foi o processo de lançar a cloud kitchen na pandemia. Apesar de o projeto ter entrado em andamento meses antes da quarentena, este período acelerou a i nauguração da primeira CKBrazil, em julho no RioCentro, e logo chegou a outros dois bairros: Barra da Tijuca e Ramos . Até o fim deste ano, serão 10 cloud kitchens pelo Rio de Janeiro. A equipe respondeu às perguntas e aproveitou para falar também sobre o crescimento do delivery nas marcas Billy The Grill e Vizinhando. Na última quinta-feira, 01, o convidado da live foi o Chef Dudu Mesquita, responsável pela criação dos cardápios de todas as marcas da CKBrazil. Em 1h30, foram mais de 120 visualizações e o grupo respondeu a perguntas sobre embalagens, ingredientes, entrega de pedidos e a criação de um cardápio que além de entregar sabor e qualidade, é ideal para o sistema de delivery. Dudu Mesquita falou também sobre as dificuldades que encontrou em criar um cardápio que pode ser replicado em todo o país no modelo de franchising. Na próxima quinta-feira, 08/10, vamos receber Lívia Cravo, Luiz Felipe, Lucas Studart, fotógrafo e Guilherme Oliveira, designer, para falar sobre o processo de criação de marcas no delivery. Aproveite para se inscrever no canal e definir lembrete: https://www.youtube.com/GrupoAlentoFranchising .
Por Livia Cravo 05 out., 2020
Desde março, estamos vivendo tempos desafiadores em virtude da Covid-19. Nos últimos meses, acompanhamos o cenário nacional e nos organizamos para planos de mobilização interna. Todas as nossas energias foram voltadas em minimizar os impactos para os nossos franqueados e colaboradores. Veja algumas das ações que tomamos para apoiar a todos: Produzimos conteúdos online para disseminação de boas práticas de higiene e segurança alimentar reforçadas entre todos os colaboradores das redes, seguindo as normas da OMS e Ministério da Saúde; Colocamos toda a equipe da franqueadora em sistema de home office para reduzir os riscos de contaminação; Antes dos decretos, orientamos os franqueados a reduzir os times em loja, com novas escalas de trabalho e horário de funcionamento; Abrimos negociações com as administradoras de shopping centers; Junto às associações de classe - ABF, Alshop e Abrasel, pleiteamos benefícios para as redes; Renegociamos contratos com parceiros e fornecedores; Realizamos reuniões on-line diárias com todo o time da franqueadora e franqueados, para atualizá-los sobre as principais notícias e para que pudessemos decisões rápidas com o grupo; Realizamos workshops on-line com um especialista contábil para tirar todas as dúvidas dos franqueados. Com a reabertura das nossas lojas, aumentamos ainda mais a segurança, priorizando a saúde dos nossos colaboradores e clientes. Mesmo com as lojas abertas, as nossas equipes seguem utilizando máscaras e respeitando as normas de segurança da Prefeitura e da OMS. Continuaremos focados em nossa missão, que é melhorar, de alguma forma, a vida das pessoas.
Share by: