Tecnologia

Focus Group: Almoço Grátis

Por 7 de novembro de 2019 Sem comentários

Na última segunda-feira (4), realizamos um Focus Group com clientes Billy The Grill, com apoio da plataforma Almoço Grátis. Nosso objetivo era ouvir clientes reais das lojas, que atuam como clientes ocultos dentro da plataforma e obter insights para a melhoria de produtos, materiais de comunicação e atendimento. Na prática, foi muito mais do que isso.

Você sabe como funciona o cliente oculto na Almoço Grátis? Clientes reais se cadastram no site da empresa para ganhar cupons de refeições grátis, em troca de avaliações estruturadas das visitas feitas aos restaurantes. O questionário, bem completo, investiga sobre atendimento, qualidade, produto, marketing e estrutura. Após a validação desse questionário, o valor gasto no restaurante é reembolsado para o cliente. O objetivo da plataforma é fornecer dados para que os restaurantes possam conhecer os seus clientes e também pontos de melhoria, criando planos de ação para suas operações.

Mas por que, além de realizar a pesquisa, é necessário realizar o encontro com os clientes? Além de um reforço nas informações dos feedbacks, estes clientes relataram com muita riqueza de detalhes, suas experiências, nos permitindo ir além de um simples checklist de ações para os restaurantes com erros. Gerou na equipe uma reflexão sobre outros temas, principalmente sobre capacitação e desenvolvimento pessoal. O ato de escutar é uma habilidade que exige abertura, transparência e vontade de compreender. Escutar os clientes, de verdade, além de gerar insights para o negócio, nos desenvolve e enobrece.

Por outro lado, para os clientes, o feedback da ação também foi muito positivo. Foram 12 clientes que dedicaram cerca de 3 horas em conversa aberta com o time de liderança do Billy The Grill. Eles tinham muito pra contribuir mas, mais do que isso, sentiram que realmente estavam fazendo a diferença:

“Foi uma iniciativa incrível! Saber que eles realmente se importam com os depoimentos e usam as métricas que o Almoço Grátis entrega mudou a minha visão sobre a marca!”, declarou um de nossos convidados.

Para o time da franqueadora, muitos dos feedbacks reforçam antigas crenças, já identificamos no trabalho mensal do cliente oculto. “Na próxima edição do cardápio, já pensávamos em realizar alguns ajustes com base nas avaliações dos clientes e sugestões. Temos uma cultura centrada no cliente e iniciativas como essas só fortalecem a nossa estratégia”, afirma Lívia Cravo, Gerente de Marketing do Grupo Alento.

Quer conhecer a Almoço Grátis e ajudar nossos restaurantes mensalmente e poder fazer uma refeição grátis? Acesse o site!